Image Hosted by ImageShack.us
((((* "O QUE VEM SEMPRE ESTEVE AQUI, A PAZ ESTA DENTRO DE TI E SO VOCE PODE TOCALA, SER A PAZ SHANTINILAYA, NADA EXTERNO LHE MOSTRARA O QUE TU ES. NADA MORRE POR QUE NADA NASCEU, NADA SE DESLOCA PORQUE NADA PODE SE DESLOCAR VOCE SEMPRE ESTEVE NO CENTRO, NUNCA SE MOVEU , O SILÊNCIO DO MENTAL PERMITE QUE VOCÊ OUÇA TODAS AS RESPOSTAS" *)))): "ESSÊNCIAIS" "COLETÃNEAS " "HIERARQUIA" "PROTOCÓLOS" "VÍDEOS" "SUPER UNIVERSOS" "A ORIGEM" "SÉRIES" .

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

MAIS 2 VULCÕES DESPERTANDO: ETNA E VESÚVIO

masi 2 vulcoes despertam - Etna e Vesuvio

ETNA

O Etna, na ilha italiana da Sicília, intensificou sua atividade nos últimos dias e iniciou uma nova fase de explosões, embora sem sinais de iminente erupção. Segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Catânia, na chamada cratera “Bocca nuova”, ocorreram quatro explosões e colunas de cinzas foram avistadas.
Com duração de 15 minutos, os episódios estiveram acompanhados de uma ligeira atividade sísmica e um breve aumento da amplitude dos condutos de magma interno do vulcão. Apesar disso, o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia de Catânia afirmou que situações como estas fazem parte da vida normal de um vulcão.

Por enquanto, a sociedade que administra o aeroporto de Catânia (SAC) assegurou que não existem problemas e “não há nenhuma emergência pela emissão de cinza do Etna”. O último episódio eruptivo do vulcão ocorreu em maio de 2008, após vários meses de inatividade, e também nesse caso não houve problemas para as povoações próximas. A última grande erupção foi em setembro de 2007, quando a nuvem de cinzas que atingiu as povoações de Milo, Giarre e Fornazzo e obrigou a fechar durante a noite o aeroporto de Catânia.

Fonte: Agencia EFE
http://www.blogbelavida.pop.com.br/post/3494/curiosidades-atividade-vulcanica-do-etna-se-intensifica-na-italia



VESÚVIO

Erupção do Vesúvio atingiria 3 milhões de pessoas

Um estudo conjunto de cientistas americanos e italianos alerta que a próxima erupção do vulcão Vesúvio, na Itália, pode ser muito pior do que as autoridades italianas estão esperando.

Atualmente, o país tem planos para a evacuação de 600 mil pessoas da cidade de Nápoles, vizinha ao vulcão.

Com base na nova pesquisa, os cientistas dizem que até 3 milhões de pessoas estariam em risco.

O Vesúvio é mais conhecido por sua erupção no ano 79 d.C., quando as lavas encobriram a cidade de Pompéia.

Passado

Os planos atuais das autoridades para evacuação de Nápoles são baseados no tamanho de uma erupção ocorrida em 1631.

O estudo diz, porém, que o Vesúvio entrou em erupção oito vezes antes disso e com força ainda maior.

Essas erupções causaram devastações que atingiram áreas bem além do que hoje é Nápoles.

A pesquisa, publicada pela Academia de Ciências dos Estados Unidos, mostra que em uma erupção na Idade do Bronze, a mais recente delas, rios de lava quente e cinzas correram até 25 km a noroeste do vulcão, bem além de Nápoles dos dias de hoje.

Tudo o que estava nos primeiros 12 km foi levado embora pela força da torrente.

Dezenas de centímetros de pedras, brasas e cinzas "choveram" na região a leste do vulcão e o peso derrubaria os telhados das casas modernas.

Risco de erupção

Segundo os autores da pesquisa, se forem acompanhados os ciclos vulcânicos do Vesúvio, a repetição dessa erupção é tão provável quanto a repetição do evento de 1631 e Nápoles precisa saber como poderá ser.

Michael Sheridan, um dos cientistas, diz ter sido motivado pela experiência do furacão Katrina nos Estados Unidos, no ano passado, quando as autoridades não se prepararam de forma adequada para o desastre.

No pior cenário, o Vesúvio seria muito mais feroz e não haveria nada depois da erupção.

Poucos vulcões do mundo são tão monitorados quanto o Vesúvio, e os cientistas acreditam que saberão quando ele estiver prestes a entrar em erupção.

http://www.starnews2001.com.br/vulcao.html

http://www.ov.ingv.it/seismogroup-file/segnali_rt.asp?loc=Vesuvio&IdMap=1&sta=BKE&comp=V&A=3.3&B=0&C=-3.54&t=GMT&id=6

Colaboração da Repórter do Céu: Alessandra Oda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails